Beneficio da Linhaça

     A linhaça, semente do linho (Linum usitatissimum), possui registros que comprovam sua utilização desde a antiguidade, mais precisamente 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Originária da Ásia, foi difundida pelo mundo todo pelo seu alto valor nutricional e funcional, sendo consumida principalmente na América do Norte e na Europa. Esse alimento é reconhecidamente um dos mais ricos em Ômega-3 e Ômega-6 existentes na natureza, além de possuir vários outros nutrientes benéficos, como as fibras e os compostos fenólicos, que exercem importante papel antioxidante. A recomendação da proporção entre o Ômega-3 e o Ômega 6 na dieta é de 1:4, respectivamente, sendo que a quantidade presente no óleo da linhaça é de 1:3, muito próxima da ideal.
     Dentre os benefícios desses ácidos graxos essenciais, destacam-se o alívio dos sintomas do período pré-menstrual, por diminuir a retenção de líquidos, e a proteção contra danos celulares e, consequentemente, contra doenças como o câncer. Além disso, as lignanas presentes na linhaça possuem compostos importantes na menopausa por serem um agente natural na reposição do estrógeno. Outros benefícios bastante conhecidos são o poder de melhora na digestão, auxílio no controle da glicemia, redução no aparecimento de doenças inflamatórias, prevenção de anemia, redução do LDL ("colesterol ruim"), fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.
     Vários estudos indicam o consumo de linhaça para diabéticos, por estabilizar os níveis de glicose sanguínea. A linhaça também é muito indicada para auxiliar na prevenção da obesidade, já que, segundo pesquisas, ela ativa o metabolismo.Além da ótima quantidade de fibras e ácidos graxos essenciais, a linhaça também possui quantidades significativas das vitaminas B1, B2, C e E, e dos minerais cálcio, ferro e zinco.
     Por ser um alimento com tantas propriedades benéficas ao organismo, a linhaça é amplamente utilizada na gastronomia. Pode ser usada em diversas receitas, como em pães, por exemplo, ou simplesmente adicionada a um suco para enriquecer seu valor nutricional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário