A ARTE DE PLANEJAR

     Por vezes definimos um objetivo em nossas vidas, mas não sabemos nem por onde começar. Fazemos várias tentativas para alcança-lo, mas enfrentemos duros obstáculos no meio do caminho. Uma coisa que pode nos ajudar a atingir nossos objetivos é fazer um planejamento.
     Quando planejamos calculamos os riscos e as etapas que precisaremos percorrer. Assim temos uma noção maior do que precisamos desenvolver antes de seguir em frente na hora de atingir o objetivo. Se a escolha dessas etapas não for realista, trará apenas frustração.
   O segredo da arte de planejar é estabelecer pequenas etapas, metas que estejam dentro da nossa capacidade e que aumentem gradativamente de complexidade. Por exemplo, uma pessoa que não tem hábito de estudo jamais vai conseguir passar um mês estudando 8h todos os dias logo de início. É necessário começar com menos horas para depois de algumas semanas já conseguir estabelecer o ritmo de estudo que tanto sonha.
     Planejar é uma arte, exige autoconhecimento, autocontrole, saber observar o contexto em que estamos e, por que não, saber lidar com frustrações. Às vezes é necessária a ajuda de um profissional. Não tenha medo de pedir ajuda! Quem aprende a planejar vai longe e um psicólogo pode te auxiliar a desenvolver o que você precisa para ser um grande planejador.
















Escrito por Sheila F. Machado - Psicóloga Clínica - CRP-01/16880

Nenhum comentário:

Postar um comentário