Vamos falar sobre Suicídio?




O Setembro Amarelo é um mês voltado para a campanha de conscientização da população brasileira a respeito do suicídio no país e no mundo, com intuito de prevenir e trabalhar tal demanda. A campanha ocorre desde 2015 com a divulgação de diversas informações sobre suicídio e a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.
Divergindo do que a maioria da sociedade pensa, o suicídio é algo em que podemos todos atuar de modo preventivo. Esta atuação não precisa partir somente dos profissionais de saúde, mas sim de toda a população. Porém, um dos fatores que impedem de interver é o estigma e o tabu que envolvem o assunto. Durante muito tempo o suicídio foi tratado como “pecado” por razões religiosas, morais e culturais. Por isso, até hoje há muita vergonha e receio das pessoas que tem pensamentos suicidas falarem a respeito do assunto. Lutar contra preconceitos e tabus em torno do tema é fundamental para uma prevenção bem sucedida.
Para tal existem alguns mitos que envolvem o suicídio que precisam ser trabalhados:

Mitos
Verdades
O suicídio é uma decisão individual, já que cada pessoa tem direito a seu livre arbítrio.
FALSO: Por diversas vezes as pessoas que tem pensamentos suicidas estão passando por algum adoecimento mental que altera a sua percepção de realidade e, em consequência, seu livre arbítrio. O tratamento da doença mental é de fundamental importância para a prevenção.

Quando a pessoa tem o desejo de se matar, terá o mesmo para o resto da vida.
FALSO: Após o devido tratamento e acompanhamento da doença mental este desejo tende a desaparecer.

Os indivíduos que ameaçam cometer suicídio não passam da ameaça, querem somente chamar atenção.
FALSO: A ameaça de se matar já aponta um alerta para o suicídio. Muitas pessoas que cometeram suicídio deram indícios antes de cometê-lo.

Se uma pessoa que sofre de adoecimento mental, como, por exemplo, a depressão, ameaça se matar e depois começa a se sentir melhor, significa que o risco já passou.
FALSO: Se alguém pensava em se matar e de repente se sente tranquilo e aliviado, não significa que o risco passou. Tal alívio pode ser somente por ter decidido se matar.

Quando a pessoa sobrevive a uma tentativa de suicídio ou apresenta sinais de melhora significa que o perigo já passou.
FALSO: O período após a recuperação é crucial, pois é quando pode reincidir uma tentativa, o acompanhamento neste momento é fundamental.

Não se deve falar sobre suicídio, pois isto aumenta o risco.
FALSO: Pelo contrário, falar a respeito pode ajudar a pessoa a liberar tensões e angustias e abre possibilidade de buscar ajuda.

É proibido que a mídia aborde o tema suicídio.
FALSO: A mídia tem obrigação social de tratar desse importante assunto de saúde pública e abordar esse tema de forma adequada. Isto não aumenta o risco de uma pessoa se matar; ao contrário, é fundamental dar informações à população sobre o problema, onde buscar ajuda, etc.


Fatores de Riscos Para o Suicídio

Existem diversos fatores que podem levar uma pessoa ao suicídio, porém os dois principais são: tentativa prévia de suicídio e doença mental. Os profissionais de saúde não podem prever quem irá se suicidar, mas podem trabalhar com os fatores de risco.
Segundo estudos, pessoas que já realizaram uma tentativa têm cinco vezes mais chances de reincidir em outra tentativa. Estima-se que 50% das pessoas que se suicidaram já tinham feito uma tentativa anterior. Ademais, quase todos apresentavam uma doença mental, algumas não diagnosticadas e, por vezes, não tratadas ou em tratamentos não adequados.
Alguns aspectos podem envolver o comportamento suicida como:
  • Doenças Mentais: Depressão; transtorno bipolar; transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras substâncias; transtornos de personalidade; esquizofrenia; etc.
  • Aspectos Sociais: Gênero masculino; idade entre 15 e 30 anos e acima de 65 anos; sem filhos; moradores de áreas urbanas; desempregados ou aposentados; isolamento social; solteiros, separados ou viúvos; populações especiais: indígenas, adolescentes e moradores de rua.
  • Aspectos Psicológicos: Perdas recentes; pouca resiliência; personalidade impulsiva, agressiva ou de humor instável; ter sofrido abuso físico ou sexual na infância; desesperança, desespero e desamparo.
  • Condição de Saúde Limitante: Doenças orgânicas incapacitantes; dor crônica; doenças neurológicas (epilepsia, Parkinson, Hungtinton); trauma medular; tumores malignos; AIDS.

Fatores Protetores e Preventivos ao Suicídio

Alguns aspectos podem ser vistos como preventivos, para que as pessoas não tenham ideações suicidas, que são: autoestima elevada; bom relacionamento familiar e interpessoal; lazer; religiosidade independente da religião, mas sim do fato de desenvolvimento e crer em algo; realização profissional e afetiva; ausência de doença mental, entre outros. Esses fatores podem ser trabalhadores dentro do ambiente de psicoterapia, assim desenvolvendo-os nas pessoas que ainda não os tem.

Onde Procurar Ajuda

Caso tenha se deparado com uma pessoa com ideias suicidas o diálogo é fundamental, porém o mais importante é o tratamento com uma equipe multidisciplinar, com psiquiatras, psicólogos, entre outros. Caso você também já tenha tido estas ideias, também pode buscar ajuda com esses profissionais que trabalham com saúde mental.

Referência

Suicídio: informando para prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria, Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio. Brasília: CFM/ABP, 2014.


Escrito por Rafaela de Meneses Velozo - Psicóloga Clínica - CRP-01/16922

Nenhum comentário:

Postar um comentário