Alimentação: Uma aliada do envelhecimento saudável




 No Brasil, o parâmetro usado para definir se uma pessoa é idosa é ela ter 60 anos ou mais. Apesar dessa diferenciação por idade, o Ministério da Saúde em seu manual "Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde" resalta que cada pessoa tem um ritmo diferente de envelhecimento, mas a necessidade de rotinas saudáveis de vida é comum a todos, independente da idade em que se encontram.
A alimentação saudável, segundo o manual, deve fazer parte dos cuidados diários para que se tenha um ritmo favorável de envelhecimento. Para tanto, levar em consideração as mudanças quanto à mastigação e deglutição dos alimentos auxiliará a busca o preparo adequado dos alimentos. Outro ponto relevante é incluir a pessoa idosa no planejamento da alimentação e também na preparação do alimento sempre que for possível. Assim a avaliação das mudanças necessárias para manter uma alimentação saudável poderá ser realizada analisando as limitações do idoso e também negociada com ele.
Os cuidados com a alimentação, de acordo com o manual, incluem: (a) o momento das compras; (b) a higienização dos alimentos e do local de preparo; (c) o cuidado com a própria higiene na hora de preparar os alimentos e na hora de comê-los; (d) a correta distribuição das refeições durante o dia; (e) o incentivo a boa mastigação, entre outros fatores que possam contribuir com a saúde, proporcionar um ambiente agradável para a alimentação e hidratação do idoso.

Apesar de ser um manual voltado para os profissionais de saúde, muitas informações contidas nele são úteis para todos que tiverem oportunidade de lê-lo. Clique aqui, acesse o manual e saiba mais sobre o assunto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário