Alergia Alimentar

Alguma vez você já se deparou com algum alimento que você comeu e passou mal? Ou você conhece alguém que já passou mal só de sentir o cheiro de algum alimento? Se a resposta for sim, talvez você conheça um caso de alergia alimentar. Mas, o que seria alergia alimentar?
Fernando Lucchese, em seu livro Fatos e Mitos sobre a sua Alimentação, comenta sobre esse fato que causa sofrimento a muitas pessoas. O autor conceitua alergia como uma grande resposta do sistema imunológico de uma pessoa contra algo que seja considerado um agressor externo. Existem vários tipos de agressores e um desses agressores pode ser um alimento.
Neste mesmo livro, Fernando Lucchese comenta que qualquer alimento pode ser um causador de alergia, sendo a alergia alimentar algo muito comum na população, mas muitos desconhecem que são alérgicos. Os alimentos que mais frequentemente causa alergia são: o trigo, a aveia, o centeio e a cevada (por conta do glúten), o leite e derivados, ovos, frutas cítricas, alimentos ingeridos líquidos como café e chás, chocolate e soja.
Os principais sintomas de alergia alimentar são urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa. Porém, outros sintomas também podem ocorrer, como: (a) congestão nasal; (b) falta de ar; (c) dor abdominal; (d) náusea e vômitos; (e) diarreia; (f) dificuldade para engolir; (g) inchaço em locais como lábios, pálpebras, rosto, língua; (h) irritação em áreas como boca, olhos, garganta, pele ou entre outras regiões do corpo; (i) tontura ou desmaio; (j) cólicas estomacais, entre outros.
Há formas de se descobrir alergias, uma delas é recorrendo ao médico alergista e ao nutricionista para realizar alguns testes e/ou exames. Quando confirmada uma alergia o acompanhamento do nutricionista pode ser de grande auxílio, principalmente em casos em que há grande restrição alimentar. O profissional da área de nutrição saberá a melhor forma de você continuar ingerindo os nutrientes necessários, assim mantendo uma boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário