O que é avaliação psicológica?



Uma prática comum entre profissionais de diversas áreas é o encaminhamento/solicitação de avaliação psicológica para as pessoas que acompanham. Os motivos que levam a encaminhamentos desse tipo são os mais diversos: uma avaliação para saber se há um problema de aprendizagem em crianças e adolescentes, a avaliação da capacidade cognitiva de pessoas idosas com finalidade de investigar alguma possível doença ou mesmo avaliação para saber se a pessoa tem condições psicológicas para passar por um procedimento cirúrgico, entre outros.
O Conselho Federal de Psicologia, na Resolução do CFP 7/2003, defini avaliação psicológica como a coleta, estudo e interpretação de dados sobre a pessoa que procura esse tipo de serviço através de um processo técnico-científico. Ou seja, será um processo sistematizado, pautado no conhecimento científico sobre o assunto, onde poderão ser usadas técnicas como: entrevista, aplicação de testes e atividades lúdicas.
A escolha das técnicas a serem utilizadas depende do objetivo da avaliação. Jurema Cunha, em seu livro Psicodiagnóstico-V, comenta que as estratégias usadas pelo psicólogo na avaliação psicológica partem de objetivos bem definidos, com o intuito de buscar respostas às demandas que levaram a indicação de um processo de avaliação psicológica. Ou seja, as técnicas escolhidas para serem usadas dependem do quanto elas serão capazes de conseguir identificar e medir informações que possam ser usadas para responder as demandas da avaliação.
As finalidades da avaliação psicológica podem ser diversas e irem muito além do ambiente da clínica (por exemplo, nos casos de avaliações para investigar se o perfil de uma pessoa é compatível a um cargo ou função que ela esteja se candidatando). Mas em todos os casos são avaliados aspectos necessário para se chegar a uma conclusão a cerca do objetivo da avaliação psicológica realizada naquela pessoa.
É importante ressaltar também que o diagnóstico psicológico é função privativa do psicólogo, segundo a Lei nº 4.119, de 27/08/1962, ou seja, a avaliação psicológica só pode ser realizada pelo psicólogo.

Escrito por Sheila F. Machado - Psicóloga Clínica - CRP-01/16880

Nenhum comentário:

Postar um comentário