O nutricionista na avaliação pré-operatória da cirurgia bariátrica




O tema Obesidade e Cirurgia Bariátrica tem se popularizando a medida que mais pessoas estão tendo acesso a possibilidade de realizar a cirurgia. O Conselho Federal de Medicina já estabeleceu em resolução os critérios para se encaminhar um paciente à cirurgia bariátrica e uma portaria do Sistema Único de Saúde descreve a composição da equipe multidisciplinar que irá avaliar os critérios para encaminhamento a cirurgia bariátrica e decidir se o paciente está apto a fazer a cirurgia ou não. Após a cirurgia, uma equipe multidisciplinar continuará acompanhando o paciente em busca de orientá-lo no sentido de uma mudança no estilo de vida que lhe traga qualidade de vida junto com o emagrecimento.
Um dos profissionais que irá compor essa equipe multidisciplinar é o Nutricionista. Segundo Simone Fonseca, no capítulo Avaliação Nutricional Pré-Operatória do livro "Cuidados Pré e Pós Cirúrgicos na Cirurgia da Obesidade", as consultas com a nutricionista na fase pré-operatória são compostas de quatro momentos: (1) avaliação nutricional dos exames realizados; (2) diagnóstico nutricional e orientações a cerca da alimentação para diminuição de riscos; (3) orientação quanto às mudanças alimentares que aconteceram após a cirurgia devido à mudança no aparelho digestivo, bem como as consequências decorrentes dessa mudança que serão para o resto da vida; e (4) prescrição de dieta pré-operatória.
Ao passar por esses momentos da avaliação nutricional, o paciente vai sendo preparado para realizar a cirurgia tendo compreensão e consciência das mudanças permanentes em sua vida e sobre a necessidade de se realizar uma reeducação alimentar para se ter resultados satisfatórios em longo prazo após a cirurgia. Vale ressaltar que não adianta apenas realizar a cirurgia, é necessário mudar de vida para obter sucesso na cirurgia bariátrica, uma mudança para toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário